sábado, 10 de setembro de 2011

Até sempre D. Maria



Maria Ferreira Gomes é o nome de uma senhora que nasceu e viveu em Laúndos.
Foi Mãe, Avó, Bisavó…Tudo igual como acontece com qualquer mulher que tem a sorte de viver o suficiente, para alcançar estes estatutos.
A razão desta minha crónica, “homenagem ,” vai para o facto de esta senhora ter um percurso de vida atribulado e digno de registo!!! Desde muito pequeno que me apercebi do seu dinamismo para superar as dificuldades que lhe apareciam na vida.
Era uma lutadora, que mesmo nos momentos mais complicados arranjava força e genica para dar rumo seguro á sua barca. E graças a essa conduta, a essa maneira de ser e à custa de muito trabalho, conseguiu singrar na vida.
Gostava de realçar os vários “instrumentos” que ela tocou ao mesmo tempo, para melhorar a sua qualidade de vida e da família.
Foi costureira, cozinheira, vendedora de tecidos, loiças, bijutarias, electrodomésticos e ainda lhe sobrava tempo, para ajudar a nascer os filhos das vizinhas e amigas e assistir aos últimos momentos dos que partiam para o outro mundo... Resumindo, foi sempre uma senhora atenta e disponível para ajudar.
Mais tarde alarga a sua actividade à confecção e à exportação e torna-se uma empresaria de sucesso!!! Aproveitou os tempos áureos das confecções e conseguiu amealhar um património digno de registo. E é aqui, que realço o carácter da Dª Maria, quer no principio de vida onde viveu dificuldades, quer depois. Estava sempre pronta e disponível para ajudar.
Era uma Senhora idolatrada por uns e odiada por outros!!!! Costuma-se dizer, que a inveja é uma doença terrível, que deixa os corações empedernidos e os olhos ofuscados, para discernir o bem do mal. Mas apesar de tudo, ela mantém a mesma postura. Não fecha a porta à solidariedade e continua a distribuir amizade e valores materiais a quem deles necessita. Abriu as portas da sua casa ao Clero, aos Políticos e ao Povo. Foi sem duvida uma Mulher de Armas!!!
Por ultimo e talvez a principal fonte de toda esta disponibilidade para servir, era a sua entrega e devoção ao Imaculado Coração de Maria e de Jesus. Viveu quase a vida toda a zelar e a enfeitar o trono destas imagens da nossa Igreja Matriz.
Na certeza, de que Deus a vai recompensar por tudo o que fez, aqui fica também a minha homenagem e um até sempre  Dª Maria Coelho.

1 comentário:

  1. Fiquei triste com a noticia, porque era uma pessoa que eu admirava muito.

    A todos os familiares, as minhas sinceras condolencias.

    Da parte de Manuela Pires e familia. Corse.

    ResponderEliminar