quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Laúndos, 975 anos de existência!

Dezembro é, todos os anos, sinónimo de festa, harmonia e magia. Mas, este ano, os lanutenses devem sentir-se ainda mais radiantes, pois a nossa freguesia de Laúndos comemora os seus 975 anos de existência documental. O mais antigo documento histórico que se refere à freguesia de Laúndos consiste numa carta de doação de terras de Terroso e Vila Chã e data de 10 de Dezembro de 1033. Neste documento, com o objectivo de localizar as terras de Terroso, o seu autor, escreve as seguintes palavras “et amorim alphe montis lanutus prope litore maris teritorio portucalense”, querendo assim afirmar que as ditas terras ficam de Amorim ao monte de Laúndos perto do marítimo litoral no território portucalense. De notar que o topónimo foi evoluindo ao longo dos tempos de Lanutus, passando por Lanudus, Laudos, Laúdos até ao actual, Laúndos.

Contudo, as terras desta freguesia têm-nos dado várias provas de que a sua histórica recua ainda mais no tempo. De facto, é do conhecimento de todos e o nosso brasão assim o mostra, que aqui foram encontradas lindas arrecadas de ouro produzidas pelos povos castrejos que habitavam o cimo do monte de Laúndos.

Foi por volta de 500 a.C. que vários povos castrejos se fixaram no cimo de elevações, com um objectivo defensivo, onde construíram aglomerados habitacionais e se dedicaram a várias actividades económicas e artesanais, das quais conseguiram chegaram até nós vários vestígios como peças de granito, cerâmica, vidro, ferro e ouro. Acredita-se, mesmo, que em Laúndos existira uma “escola de ourivesaria”, pois outras peças do mesmo género foram encontradas nas freguesias vizinhas.

A peça mais recentemente encontrada (no ano de 2001) é característica do período romano, posterior à civilização castreja e trata-se de uma mó granítica, em tudo semelhante às que têm sido recolhidas na Cividade de Terroso. Tal descoberta, no lugar da Aldeia, despertou a curiosidade de interessados, que dirigindo-se e percorrendo o local da descoberta conseguiram encontrar com grande facilidade vestígios de fundição e cerâmica. Comprova-se, desta forma, que a nossa freguesia de Laúndos é rica em vestígios arqueológicos que garantem a sua ancestralidade.

Mas, documentos históricos datados, só possuímos mesmo a carta de doação de 1033. Assim, é com base neste registo que devemos, tal como em 1983, regozijarmo-nos e comemorar o aniversário de Laúndos. Afinal, são 975 anos!

Valquíria Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário