quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Encontro pela Paz

No passado dia 14 de Dezembro, celebrou-se mais um Encontro pela Paz no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. Laúndos esteve representada por poucos mas bons elementos que não hesitaram em trocar o aconchego dos lares ou o frenesim dos centros comerciais, por uma tarde de serenidade e partilha.
Depois de uma agradável animação musical do Pedro Khima e sua banda, o ponto alto do Encontro foi a intervenção de Arun Gandhi que certamente terá tocado no coração daqueles que nutrem alguma admiração pelo seu avô, Mahatma Gandhi de boa memória.
Lembrou que na sua família, a Paz não é um mero conceito abstracto, não é ausência de guerra, é forma de viver...e morrer. A Paz é um bem essencial pelo qual devemos lutar. É uma escolha pessoal, individual, social e não política. Hoje em dia o malfadado "stress" autoriza tudo e mais alguma coisa. O que hoje se tenta desculpar com esse anglicismo, outrora era chamado de má educação, falta de cidadania e egoísmo. Em suma, posso lixar quem quiser porque estou "stressado"! A paz é um estado interior que irradia para o exterior. É a vontade de resolver conflitos sem agressão, é o pressuposto que o nosso próximo é "amável" e que o desconhecido não é forçosamente inimigo. Vale a pena meditar sobre esta questão, nesta época do ano propícia à tomada de boas resoluções.


Arminda Maciel











Sem comentários:

Enviar um comentário