quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Noticias Agrupamento 570 – S. Miguel de Laúndos

Actividades de Junho a Outubro de 2008 realizadas ou com a participação dos Escuteiros de Laúndos:


7 e 8 de Junho: “Alaiii… em Seôuni” – Acampamento das Alcateias de Esposende, Marinhas, Forjães, S. Bartolomeu do Mar e Laúndos.
Um projecto para os Lobitos (dos 7 aos 10 anos) iniciado no ano passado, que voltamos a repetir este ano.
Este ano o tema foi baseado na história do Livro da Selva, que conta como um menino cresceu na selva educado por animais, mas transformou-se num homem bom, que cumpre as leis e respeita os valores que adquiriu. Algo que os nossos pequenos poderão transportar para o próprio crescimento e desenvolvimento pessoal.
Este acampamento teve lugar no Centro Escutista de Apúlia - Esposende.




26 e 27 de Julho: “30 Anos a Caminhar com a Família” – Acampamento de Agrupamento com a participação de pais e familiares directos.



Com a comemoração do 30º aniversário do Agrupamento de Escuteiros de Laúndos, e uma vez que o tema é relacionado com a Família, optamos por fazer o Acampamento de Agrupamento num formato diferente. Convidamos os pais e irmãos dos Escuteiros a irem acampar connosco e a fazer actividades escutistas.
A experiência foi boa, todos gostaram de ter participado e experimentaram a aventura de ser Escuteiro, ainda que apenas por um fim de semana. Este acampamento realizou-se na Penha, em Guimarães.



6 e 7 de Setembro: Actividade da IIIª Secção – Pioneiros (adolescentes e jovens dos 15 aos 18) – Organização do Núcleo Cego do Maio (Concelhos de Vila do Conde, Esposende e Póvoa de Varzim)
Esta actividade realizou-se no rio Cávado, em Barcelos, com uma descida de rio em jangadas construídas pelos próprios Pioneiros. Também contou com a participação de alguns Caminheiros.



13 de Setembro: Passeio de Agrupamento – com a participação dos pais e familiares directos.
Na sequência do Acampamento feito em Julho com os pais, este ano o passeio de Agrupamento também contou com a participação de familiares.
Os destinos escolhidos foram as cidades de Aveiro e Santa Maria da Feira.



4 de Outubro: Actividade de S. Francisco de Assis – Lobitos do Núcleo Cego do Maio.
Nesta actividade participaram cerca de 300 Lobitos dos Agrupamentos dos concelhos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Esposende.
Esta actividade realiza-se todos os anos no sábado mais próximo ao dia 4 de Outubro, porque é o dia de S. Francisco de Assis, escolhido para patrono dos Lobitos, por ser amigo da natureza e dos animais.
Este ano as actividades realizadas estavam ligadas à Ecologia, com jogos de reciclagem e de poupança de água.
O local escolhido foi a cidade da Póvoa de Varzim.


12 de Outubro: Abertura do Ano Escutista – Organização da Região de Braga
Barcelos acolheu este ano cerca de 8500 Escuteiros de toda a região de Braga, para dar oficialmente inicio a um novo ano escutista repleto de acampamentos e outras actividades.
Os Escuteiros de Laúndos também estiveram presentes neste grande encontro da família Escutista da nossa Diocese.




Além destas actividades já realizadas, estão programadas mais algumas:

26 de Outubro: Campanha Calendário 2009 – Venda de calendários Escutistas em Laúndos
07 de Novembro: Conselho de Núcleo em Laúndos (reunião que engloba Chefes e Caminheiros dos concelhos de Vila do Conde, Esposende e Póvoa de Varzim)
15 de Novembro: Magusto dos Escuteiros
30 de Novembro: Homenagem ao Pe. Manuel Fonte em data do 1º aniversário de falecimento – participação de todos os Escuteiros do Núcleo Cego do Maio
31 de Dezembro: 30º Aniversário do Agrupamento n.º 570 S. Miguel de Laúndos
3 de Janeiro de 2009: Vigília de Oração/preparação para Celebração de Promessas
4 de Janeiro de 2009: Eucaristia e festa de comemoração do 30º aniversário com participação de todos os Agrupamentos do Núcleo Cego do Maio



1 comentário: