quinta-feira, 8 de novembro de 2012

José Macedo Vieira reflete sobre liderança em tempos de crise



Na sexta-feira, 9 de novembro, José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, irá proferir uma conferência intitulada “Liderança no contexto da crise económica e política em Portugal e na Europa”.
Aliás, esta temática tem sido recorrentemente abordada pelo autarca nas suas intervenções públicas, expressando o que resulta da sua reflexão e experiência profissional e pessoal.
Com efeito, tem vindo a afirmar que os líderes que tiveram sucesso são pessoas que procuram antever o que é o futuro, não deixando que o nosso passado seja o nosso futuro. O futuro não se adivinha mas prevê-se e prepara-se.
Macedo Vieira referiu-se à liderança no desporto para exemplificar a importância de envolver os colaboradores para ter sucesso. “Um líder tem que saber coordenar, não mandar porque ser líder não é ser chefe. Tem que saber rodear-se das pessoas que pensam e ter capacidade de unir”. E como génio de liderança, o Presidente apontou Mourinho, acrescentando que “um líder não se faz, nasce líder”. Outra componente muito importante é a coordenação e perceber o que interessa à coletividade. Tem que se ter sentido de oportunidade, advertiu.
“Não se pode ser um bom líder sem conhecimento e informação”, assegurou o Presidente, referindo-se à importância de saber mudar, fundamental num mundo em permanente mudança e incerteza. A grandeza de um líder está em saber mudar quando está errado. Na História, contam-se os líderes que foram capazes de mudar. Só se pode crescer, inovando.
O autarca afirmou ainda que um bom líder é, normalmente, a imagem da sua instituição, ou melhor, reconhece-se quando olhamos para a instituição e identificamos nela os traços do seu líder.

A iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Aguçadoura e irá decorrer na sua sede, sexta-feira, 9 de novembro, às 21h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário