terça-feira, 29 de maio de 2012

Senhora da Saúde regressa a Laúndos


(Foto: Voz da Póvoa - Rui Sousa)
E arrastou uma multidão imensa de fieis que bem cedo começaram a  peregrinar de todo o lado… o recinto foi-se enchendo e com o andor aos ombros dos pescadore chegou a Senhora e atras de si muita, muita, gente que encheu todo o recinto do Santuário.
A presidir a 66ª Peregrinação esteve o senhor Arcebispo Primaz de Braga D. Jorge Ortiga e muitos sacerdotes e Diáconos.
A receção á senhora da Saúde teve uma novidade… foi feita pelo nosso Pároco! Parabéns senhor Padre Guilherme, pela maneira efusiva com que transmitiu, pelo sentimento e entusiasmo que envolveu toda aquela multidão, para a apoteose da chegada da Senhora. Foi lindo ouvi-lo “ gritar ”viva a Senhora da Saúde.
Foram muitos os momentos fortes  que marcaram esta Peregrinação… desde a receção, á homilía do Senhor Arcebispo, a meditação e recitação do terço pelo Reverendo Pe. Nuno ( Pároco da lapa) e ao sempre comovente adeus á Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe.
Acredito que em dia de festa de Pentecostes os nossos corações bateram mais forte e regressamos as nossas casas de espirito renovado.
Algumas fotos para perpetuar e mais tarde recordar. 















quinta-feira, 24 de maio de 2012

Peregrinação a Nossa Senhora da Saúde


No próximo domingo, 27 de maio, realiza-se a 66ª peregrinação arcipestral em louvor de Nossa Senhora da Saúde.
Esta é uma das celebrações religiosas mais emblemática do concelho que tem lugar no último domingo do mês de Maio e conta com a participação de milhares de fiéis que percorrem os sete quilómetros que separam a Igreja Matriz, na Póvoa de Varzim, da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, em Laundos.
O dia da peregrinação tem início com uma missa na Igreja Matriz, às 7h30, sendo que às 9h00 dá-se a saída da Peregrinação em direção a Laundos. Percorridos os sete quilómetros e chegados ao recinto do Santuário da Senhora da Saúde, celebra-se a Eucaristia do Peregrino, este ano presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga. Às 16h00 tem lugar a Oração da Tarde, com recitação do terço e adoração e bênção do Santíssimo Sacramento e, já no final, a cerimónia do adeus a Nossa Senhora da Saúde.
A peregrinação conta entre os seus devotos com uma grande parte de pagadores de promessas, principalmente pescadores da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde. São estes homens que carregam, habitualmente, o andor da Senhora ao longo do caminho.
Esta procissão nasceu de uma sugestão apresentada por Maria da Paz Varzim ao Monsenhor Pires Quesado. Em 1944 começaram as preparações e, dois anos depois, surgiu a primeira peregrinação. Ao longo dos anos foram-se juntando a este momento religioso todas as paróquias do arciprestado.
Mas se a peregrinação só acontece no final deste mês, as celebrações em torno da Senhora da Saúde começaram já na noite do dia 13 com a receção da imagem vinda de Laundos, na viatura dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim. O Largo de Santiago encheu-se, uma vez mais, de fiéis que quiseram assistir à entrega da Senhora, ao que se seguiu a habitual procissão até à Igreja Matriz, local onde a imagem permanece até ao dia da peregrinação e onde decorre, às 18h30 e 21h30, a Novena Preparatória da Peregrinação, tendo como intenção “pedir a Maria uma igreja que se alimente da Palavra”.

(FONTE: http://www.cm-pvarzim.pt)

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Sra. da Saúde foi até á cidade da Póvoa

No dia treze de Maio centenas de Lanutenses, juntaram-se para participar na cerimónia do adeus á imagem Peregrina da Senhora da Saúde, que foi passar 15 dias á Igreja Matriz da Povoa de Varzim.



Foi transportada como de costume no carro dos Bombeiros Voluntários, percorreu os cerca de 8 quilómetros com muita gente ladeando a estrada e atirando flores.
Junto á Igreja de Santiago, já com o andor aos ombros dos soldados da Paz, foi feita receção á Senhora por uma “pequena multidão” de Poveiros e não só… entoando cânticos, preces e vivas á Senhora da Saúde. Este 1º encontro foi animado no seu estilo muito peculiar pelo sempre bem-disposto Pe. Robson, seguiu em procissão e com a recitação do terço até ao largo em frente á Igreja Matriz.
Aqui foi feita a saudação á Senhora pelo Sr. Pe. Manuel Santos, que virado para a imagem da Senhora da Saúde, pediu para que interceda com todo o seu poder divino e maternal, que ilumine os homens a darem as mãos, a trabalharem por um Mundo mais justo, mais humano… pelos que lutam com problemas de saúde e pelas Famílias em dificuldades.
Esta caminhada terminou com a bênção do Santíssimo Sacramento e o adeus á Senhora da Saúde, os que participaram nesta cerimónia com certeza regressaram as suas casas de coração mais cheio.

Santuário da Sra da Saúde






Chegada ao Largo de S. Tiago




domingo, 6 de maio de 2012

Um postal para a minha Mãe

Olá Mãe, está quase a chegar ao fim o dia em que a Igreja celebra o dia das Mães, acredita que eu não estava tranquilo sem te dizer um olá especial, um olá diferente daquele com que eu te saúdo todos os dias antes de adormecer, essa nossa conversa é diferente... tu sabes que nessas conversas eu sou o mesmo “Chatinho” como quando era pequenino… só queria colo miminhos e tu com tão pouco tempo para me aturar. Mas hoje é dia de festa, dia de dar prendas, dia de em que se inverte os papéis e os Filhos é que homenageiam as Mães. Por isso aqui estou eu a enviar para o Céu uma prenda… desculpa a falta de imaginação, mas vai ser a mesma do costume… um beijo grande e a promessa de que vou tentar nunca te desiludir.