segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Como é bom viver na Aldeia!


Será assim ou discordam? Acredito que este comentário é muito relativo…depende da profissão que temos, onde a exercemos, dos meios de transporte que usamos ou temos, da qualidade das estradas, distâncias a percorrer, um sem fim de pormenores que nos podem levar a não concordar com este título e também da aldeia onde eu vivo…que é a minha, que é nossa que é Laúndos.


Então sendo assim permitam-me que eu partilhe este desabafo de como é bom viver na Aldeia…Quando era mais jovem e fui para a cidade trabalhar, ouvia com frequência bocas do género “olha aí vem os parolos da Aldeia” e ficava triste porque não via neles gente da cidade com quem lidava nada de especial ou de diferente. Eles achavam-se mais civilizados porque tinham perto de casa muitos lugares de diversão…é verdade aí ficam a ganhar mas quanto ao resto nem pensar, com humildade e simplicidade eu desfiava o rol de coisas boas da minha Aldeia … tínhamos o Adro da Igreja para jogar á bola, a loja da tia Marreca e outras para comer o quarto de sêmea com marmelada, o escadório do Monte de S. Félix para namorar, as noites das desfolhadas para conviver e dar uns abraços, os encontros no fim da missa na loja do Coelho e do Tio Paulino para beber um traçadinho ou cálice de Vinho do Porto. E a azafama com que se viviam as festas…no Natal andávamos uma semana a procurar o pinheiro para o presépio da Igreja Matriz (quase sempre era roubado na Estela), depois os leiloes da festa do menino…era giro a disputa entre os rapazes para oferecer um cálice do porto ás meninas mais bonitas. A semana das festas da Sra. da Saúde era outro momento que nos dava muito gozo por causa dos carrosséis, isto nos meus tempos de Juventude e hoje continuo a dizer que bom que é morar na nossa aldeia

1 comentário:

  1. Lá que é ou era bom, era... mas ser bonita é que não! Então diz là, as meninas bonitas fizeram todas cura de desintoxicação ou ainda andam a rebolar de bêbadas... com tanto cálice de vinho do Porto. Do que se livraram as "feias"! Era mesmo preciso isso para elas vos gramar? (lol como dizem os que não são desses lindos tempos)

    ResponderEliminar