domingo, 16 de outubro de 2011

As teias da vida!!!


Esta foto foi tirada quando fazia o caminho de Santiago. O dia ainda estava a alvorecer, começavam a aparecer os primeiros raios de luz, o que predominava era o orvalho caído durante a noite em cima do feno, das plantas e da terra do caminho.

Por falar em caminho, também gostava de o descrever. Não era largo nem plano, antes pelo contrario… mas apesar das suas irregularidades no piso estreito, era agradável calcorrear.
A natureza é incrivelmente impressionante!!! Quando acordamos e estamos com espírito para absorver tanto encanto.

Os raios do Sol começam a projectar luz sobre a terra e o orvalho enquanto não desaparece transformasse em pequenas pérolas brilhantes. foi esse brilho que despertou a minha atenção para tirar a primeira foto do dia a uma enorme teia de aranha. Esta descoberta não foi boa para os meus amigos de caminho pois, perdi algum tempo a deliciar-me com a obra de um bichinho que até nem gostamos. mas o seu “trabalho,”ou seja a teia que agilmente constrói, dá para tirar uma bela lição de vida.

A aranha constrói a teia como uma armadilha para as suas presas. Aproveitando a simbologia da teia, quero destacar a realidade da vida e do mundo em que vivemos. As armadilhas estão montadas ou são armadas em tudo quanto é sitio e de todas as formas, tudo serve para criar enredos, empolar coisas insignificantes e dramatizar o que até é banal. Resumindo, maledicência pura que só destrói!!!
Mas aquele emaranhado de fios sedosos, entrelaçados com configurações geométricas que se cruzam, descruzam e saem do núcleo central, em varias direcções, sugerem-nos que é assim que devemos estar na vida. Com todas as nossas diferenças, formas e maneiras de pensar, distancia do lugar onde vivemos, mas unidos por fios e laços de amizade, concórdia, entendimento agarrados e solidificados com um único objectivo. Viver a vida ligados como na teia, como uma rede  entrelaçada com elos de união, em que predomine o entendimento, o perdão, a solidariedade e o amor.
Com esta forma de estar na vida, penso que estaríamos todos muito melhor!!!!
Um abraço!..

7 comentários:

  1. "Viver a vida ligados como na teia, como uma rede entrelaçada com elos de união, em que predomine o entendimento, o perdão, a solidariedade e o amor." - Não é o que pratica.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por realçar a minha reflexão!!!Se alguma vez fui responsável por conflitos ou desunião, por favor cite-o, que é para pedir desculpa.
    O Zé Marques não sabe estar na vida a atirar "pedras" e a esconder a mão ao contrário do covarde e eterno anónimo.
    Zé Marques

    ResponderEliminar
  3. Pense e chegara a uma conclusão...Anónimos há muitos, informo-o desde já que é a primeira vez q escrevo no seu blog.

    ResponderEliminar
  4. De facto nada melhor que uma teia para descrever a realidade em que vivemos. Cada um que constrói a sua teia, tem a oportunidade de semear e colher. :) Essa é a maior beleza da vida...
    De facto ao contrário, do senhor anónimo, não tenho um único aspecto a apontar, de falta de congruência e de autenticidade na forma do José Marques agir.
    No entanto, não posso deixar de realçar a minha admiração pela humildade manifestada em tentar saber em que momento prejudicou o amigo anónimo.
    ... O único problema é que mandar bocas para o ar e não assinar é o mesmo que não ser transparente e coerente.
    Portanto, amigo anónimo vives a filosofia "olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço"

    Aquele abraço amigo,
    Marisa Costa

    ResponderEliminar
  5. D. Marisa quando se esta por fora é tudo muito facil. Não se tem nada apontar. Eu não tenho qualquer problema em assinar o comentário. Quando os Marques se chatearam o Sr. José Marques devia manter a união, o amor... Aí sim colocava em pratica o que diz... Sou Marques.

    ResponderEliminar
  6. A todos uma boa noite, Dª. Marisa, eu sou o Aristides Marques, quero agradecer as suas palavras de afecto e carinho com o Zé Marques. Na minha opinião o Zé Marques, dentro da sua disponibilidade de tempo e da sua intelectualidade tenta dar a sua opinião, prosar o que lhe vai na alma, focando acontecimentos pessoais, datas especiais, colocando rotulos em tudo o que escreve.

    Agora, tenho que comentar o Senhor Anónimo atraves deste meio e sem querer alimentar qualquer dialogo, não tenho tempo nem domino estas tecnologias, que os Marques, a que pertenço, pelo facto de ser irmão legitimo do Zé Marques, a não ser que sejam outros Marques, estão unidos e em paz.

    Um abraço

    Aristides Marques

    ResponderEliminar
  7. Mas que e isto?? nao sendo um Marques ate sou da familia e tenho respeito e admiracao por todos eles, acho que este nao e o sitio para entendimentos ou desentendimentos familiares.
    Sao todos crescidos nao deveriam entrar por aqui, sendo parte da familia isto deixa-me trite.
    Mas isto e a minha opiniao que vale o que vale.
    Assina Dario Moreira

    ResponderEliminar