segunda-feira, 29 de junho de 2009

Passeio dos Idosos

O Alto Minho foi mais uma vez escolhido para o passeio convívio dos idosos de Laúndos …para alguns foi a 1ª vez que lá foram para outros já era repetido mas por muitas vezes que se visite o Norte do País descobre-se sempre algo de diferente e de encanto. As montanhas rochosas, as quedas de água cristalinas nas nascentes, o arvoredo das encostas, a arquitectura das casas antigas são deveras espectaculares. E foi com este espírito de descoberta que no dia 27 de Junho rumamos para o 1º passeio convívio dos Idosos. Fizemos a 1ª paragem em Valença para tomar o pequeno-almoço, o segundo apeadeiro foi em Melgaço para visitar as vielas e muralhas do castelo e tomar um copo do famoso vinho alvarinho. Era o aperitivo para o que vinha a seguir depois continuamos o passeio até á Srª da Peneda, mas como o relógio não para e o estômago começava a dar sinais de que estava na hora de alimentar o corpo, paramos em Stª Maria de Lamas para atacar os farnéis. Fomos felizes com a escolha pois têm um parque de merendas magnífico, um arvoredo imponente e um riacho que dá ao lugar um toque especial de tranquilidade, serenidade ideal para uma cestinha, mas como o nosso objectivo não era esse, rumamos até ao Monte da Sra da Peneda. É um lugar único, digno de fazer parte das maravilhas do nosso país. Foi na Srª da Peneda que fizemos a paragem mais demorada com tempo para admirar toda aquela mistura de arte…. a da natureza e a dos homens, pormenores espectaculares que nos levam a valorizar os nossos antepassados pelas obras magnificas que conseguiram realizar. Depois da fotografia do grupo e da despedida á Sra á que fazer a viagem de regresso e ainda com muita coisa para visitar e admirar, descemos o monte pelo lado contrario, rumo ao Lindoso, foi-se admirando a paisagem as veredas que ladeiam o rio Lima

e paramos no Soajo, aldeia famosa pelo vasto conjunto de espigueiros construídos sobre uma enorme laje granítica, usada pelo povo como eira comunitária, fizemos umas fotos,conversamos com um casal de velhinhos residentes, desentorpecemos as pernas e continuamos a descer o monte rumo a outra Cidade muito bonita do alto Minho, Ponte da Barca e estava na hora de acabar com os merendeiros e conviver junto a outra preciosidade… a velhinha ponte romana e as límpidas aguas do rio Lima.

Enquanto se deglutiam os merendeiros aproveitou-se para conviver, por as conversas em dia contar peripécias e recordar outros tempos de boa memoria!.... em que a vida apesar de difícil parece que tinha mais sentido.

E com tudo isto a noite ia-se aproximando a boa disposição era patente nos rostos de todos e estava na hora de regressar á nossa Aldeia que também têm muito encanto.