Novo aeródromo foi inaugurado na freguesia de Laundos, na Póvoa de Varzim. A velha lixeira foi selada e transformada pela Lipor num espaço que abre, agora, novas oportunidades à freguesia.
Passavam poucos minutos das 11.30 horas, quando a primeira aeronave, com o presidente da Câmara a bordo, partiu da nova pista de ultraleves S. Miguel de Laundos, na Póvoa de Varzim. A curta viagem marcou a inauguração do aeródromo, construído pela Lipor nos terrenos da antiga lixeira. Um investimento de 45 mil euros, que transforma, agora, um velho problema numa janela de oportunidades para Laundos. A gestão do espaço foi entregue, por 25 anos, ao Aeroclube do Norte.
"É um prémio para a freguesia que, durante anos, suportou um espectáculo dantesco, de fogos e de porcaria", afirmou o presidente da Câmara e da Lipor, Macedo Vieira. A lixeira foi selada pela Lipor, entre 2002 e 2004, num investimento de 3,2 milhões de euros.
Inicialmente, um local de depósito de resíduos, aproveitados por agricultores como fertilizantes, na década de 80 uma "lixeira imunda e anárquica", agora, "um espaço de lazer e educação ambiental". É esta, conta o presidente da Junta, José Manuel Faria, a história de um espaço que colocará Laundos no mapa como "a terra que, de um problema fez uma oportunidade de desenvolvimento".
"A ideia é ter aqui, brevemente, uma escola de pilotagem", explicou o presidente do Aeroclube do Norte, Abraão Cruz, que pretende ainda ter aviões para passeios turísticos e baptismos de voo e um espaço para a prática de aeromodelismo, bem como, numa parceria futura, uma aeronave para a vigilância aos fogos florestais.
Macedo Vieira explicou que a Lipor adjudicou já as acessibilidades ao novo aterro intermunicipal, que servirão também o aeródromo, num investimento de 7,7 milhões de euros. A obra aguarda o visto do Tribunal de Contas. O futuro aterro - junto ao aeródromo -, que substituirá o da Maia -, estará pronto em 2010 e será o primeiro aterro sem emissão de gases com efeito de estufa do país e um dos primeiros da Europa.
(FONTE: Jornal de Notícias, dia 20 de Julho de 2008)
Sem comentários:
Enviar um comentário