domingo, 27 de julho de 2008

Um exemplo de solidariedade...

Solidariedade não pode ser uma palavra Vã… É verdade, o David Sousa com as suas limitações deu-nos uma lição de altruísmo e dedicação ao bem comum conseguiu juntar milhares de cápsulas e entregou no infantário da S. da Saúde para se juntarem a outras a fim de conseguir o número que desse para entregar mais uma cadeira de rodas para deficientes carenciados.

Parabéns David… que este teu gesto seja imitado por tantos jovens que às vezes têm dificuldade em saber como ocupar os tempos livres, apenas é necessário usar a imaginação. Com estas pequenas coisas podemos ajudar a melhorar a vida do nosso semelhante tornando-a menos difícil.

sábado, 26 de julho de 2008

Pista de Ultraleves S. Miguel de Laúndos

Pista de ultraleves em Laúndos!... Este é um titulo já vosso conhecido dos órgãos de comunicação social. Queremos deixar também as nossas imagens e mensagens de um evento que esperamos que traga benefícios para a nossa terra e não só. Foi criada para vigiar e apoiar o combate a incêndios na floresta, para formação de pilotos, passeios turísticos e também para os apaixonados do aeromodelismo porem as suas miniaturas a fazer acrobacias deveras espectaculares. Uma coisa é certa é mais uma obra implantada em Laúndos num espaço que durante anos nos perturbou com aspecto e odores desagradáveis.

Que o aeródromo de S. Miguel de Laúndos seja realmente uma mais valia para a nossa aldeia.

ZM


segunda-feira, 21 de julho de 2008

Noticiários da RTP com referências à Inauguraçao da Pista de Ultraleves


Noticiários da RTP com referências à Inauguração da pista de Ultraleves de S. Miguel de Laundos.

Clicar aqui, escolher 2008.07.19 (2ª Parte) - é a segunda notícia.

e

Clicar aqui, ir ao arquivo e escolher 2008.07.19 (3ª Parte) - a parte referente à inauguração começa quando o relogio marca 9h52m


Inaugurada Pista de Ultraleves – e de um problema surgiu uma oportunidade

A bordo de um Land Africa, o único ultraleve construído em Portugal e também um dos mais seguros, José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, descolou da Pista de Ultraleves, onde aterrou alguns minutos depois, marcando, assim, a inauguração oficial do novo equipamento, localizado na antiga Lixeira de Laundos, num terreno cedido pela Câmara Municipal. “Este é um equipamento interessante para o concelho e representa também uma atitude pedagógica única no país que é transformar uma antiga lixeira num equipamento lúdico e útil”, explicou o autarca. “Até chegarmos aqui foi um jogo de paciência e sofrimento, também para Laundos”, assumiu, vendo este equipamento como “um prémio para esta freguesia por ter suportado, durante tantos anos, a lixeira”.

A Pista de Ultraleves está incluída no projecto do Aterro Sanitário Intermunicipal, a ser construído pela Lipor. Esta empresa intermunicipal investiu cerca de 45 mil euros na reconversão do espaço, para além dos cerca de 2 milhões e 500 mil euros gastos na selagem da lixeira. Com o avançar das obras de construção do novo aterro, a Pista de Ultraleves vai ainda gozar de novas acessibilidades, entre elas a ligação à A28.

A exploração da pista foi entregue ao Aeroclube do Norte por um período de 25 anos. Abraão Cruz, presidente desta associação sedeada na Póvoa de Varzim, explicou que a formação de uma escola de pilotagem é um dos próximos passos do Aeroclube. “São muitos os pilotos formados que depois seguem carreira na aviação profissional, por isso esta escola representa também uma nova janela profissional”, explicou. A aquisição de um Land Africa, para fazer vigilância da costa e da área florestal do concelho, é outro dos objectivos do Aeroclube, que sonha já com a construção de um pista de 800 metros, estrutura que permitiria outro tipo de aviação. Para já, comprometem-se a abrirem as suas instalações ao público para baptismos de voo em datas festivas como o Dia da Cidade, as festas de Laundos e o aniversário do Aeroclube.

José Faria, Presidente da Junta de Freguesia de Laundos, explicou que esta estrutura é uma mais valia para a freguesia “que de um problema fez uma oportunidade de desenvolvimento”. A população acolheu bem a ideia e muitos foram os que se deslocaram até ao recinto para participar na cerimónia de inauguração, num dia que certamente ficará para a história da freguesia. Lá, crianças e jovens puderam desfrutar de um conjunto de actividades, como o atelier de construção de papagaios, as subidas no balão de ar quente da Lipor, a participação em jogos educativos ou ainda divertirem-se nos insufláveis. A população pode ainda assistir a acrobacias em paramotor e ao espectáculo veloz proporcionado pelos praticantes de aeromodelismo que, na nova pista de ultraleves, encontraram um excelente local para exibir os seus pequenos aviões.

Ver fotos aqui

(Fonte: Sítio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim)

Lixeira dá lugar a pista de ultraleves

Novo aeródromo foi inaugurado na freguesia de Laundos, na Póvoa de Varzim. A velha lixeira foi selada e transformada pela Lipor num espaço que abre, agora, novas oportunidades à freguesia.

Passavam poucos minutos das 11.30 horas, quando a primeira aeronave, com o presidente da Câmara a bordo, partiu da nova pista de ultraleves S. Miguel de Laundos, na Póvoa de Varzim. A curta viagem marcou a inauguração do aeródromo, construído pela Lipor nos terrenos da antiga lixeira. Um investimento de 45 mil euros, que transforma, agora, um velho problema numa janela de oportunidades para Laundos. A gestão do espaço foi entregue, por 25 anos, ao Aeroclube do Norte.

"É um prémio para a freguesia que, durante anos, suportou um espectáculo dantesco, de fogos e de porcaria", afirmou o presidente da Câmara e da Lipor, Macedo Vieira. A lixeira foi selada pela Lipor, entre 2002 e 2004, num investimento de 3,2 milhões de euros.

Inicialmente, um local de depósito de resíduos, aproveitados por agricultores como fertilizantes, na década de 80 uma "lixeira imunda e anárquica", agora, "um espaço de lazer e educação ambiental". É esta, conta o presidente da Junta, José Manuel Faria, a história de um espaço que colocará Laundos no mapa como "a terra que, de um problema fez uma oportunidade de desenvolvimento".

"A ideia é ter aqui, brevemente, uma escola de pilotagem", explicou o presidente do Aeroclube do Norte, Abraão Cruz, que pretende ainda ter aviões para passeios turísticos e baptismos de voo e um espaço para a prática de aeromodelismo, bem como, numa parceria futura, uma aeronave para a vigilância aos fogos florestais.

Macedo Vieira explicou que a Lipor adjudicou já as acessibilidades ao novo aterro intermunicipal, que servirão também o aeródromo, num investimento de 7,7 milhões de euros. A obra aguarda o visto do Tribunal de Contas. O futuro aterro - junto ao aeródromo -, que substituirá o da Maia -, estará pronto em 2010 e será o primeiro aterro sem emissão de gases com efeito de estufa do país e um dos primeiros da Europa.

(FONTE: Jornal de Notícias, dia 20 de Julho de 2008)

terça-feira, 15 de julho de 2008

Um dia diferente para os escuteiros em Laúndos

No passado dia 12 de Julho, a Lipor em colaboração com o núcleo dos escuteiros do agrupamento da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende proporcionou a cerca de 200 exploradores uma manhã diferente a todos os níveis. Participaram em actividades lúdicas, danças e atelier´s de reutilização, estando em todas presente as preocupações ambientais e a importância dos nossos actos no contributo para um mundo melhor. Durante a tarde realizaram uma actividade extremamente importante para a aldeia uma vez que percorreram as nossas ruas à procura de locais onde o lixo é abandonado nas bermas das ruas e em lugares baldios contaminado os solos e dando uma má imagem da nossa terra.

Com mais um pouco de civismo de todos somos capazes de tornar a nossa aldeia mais asseada.

NOTA: O local ideal para colocar este tipo de lixo é no ecocentro, este situa-se na zona Industrial de Laúndos e a deposição do lixo é gratuita.


Aí ficam algumas imagens do evento:




quarta-feira, 2 de julho de 2008

II Ciclo da Escola de Pais


Sexta-feira, 27 de Junho no auditório da Junta de Freguesia teve inicio o segundo ciclo da escola de pais, que vai decorrer até 25 do corrente mês. Durante 5 semanas às sextas-feiras por voltas das 21h30 poderemos assistir e participar nas conferências seguidas de debate sobre vários temas relacionados com as dificuldades de sermos pais nos tempos de hoje.

Não podemos dizer que não temos tempo!!! Os filhos são seres tão queridos que temos a obrigação de os ajudar a crescer sadios em todos os aspectos: físicos, culturais e educacionais.


NOTA: A apresentação do II Ciclo está a cargo do casal Dr. José Alberto e da Dr. Margarida. Esta iniciativa é da responsabilidade das equipas da pastoral familiar Laúndos/Amorim com o apoio da Junta de Freguesia de Laúndos.