sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Uma mensagem para o além!

Tendo como destinatário a Dª Maria Vieira Batista, mais conhecida pela Ti/Maria Painsa.
Muito haveria a dizer sobre a vida da Dª Maria, para ficar a perpetuar na memória daqueles que privaram de perto com ela, ou pelos que só ouviram falar na Ti/ Painsa como Mãe da numerosa família Sobral.

Não fiz recolha de dados com os familiares, apenas deixo as minhas memorias, de uma senhora que sempre admirei por vários motivos. Não posso falar da Ti /Painsa sem fazer referencia à sua vida familiar e conjugal, que deve ter sido rica, recheada de bons momentos amorosos com o seu marido, o saudoso Tio Celestino Sobral. Morreu muito novo, mas enquanto viveu fez jus ao pedido do Criador, casai e multiplicai-vos…. O Tio Celestino partiu e deixou a Dª Maria com duas mãos cheias de filhos! É aqui que eu começo a admirar a Ti/ Painsa, pois tinha muitas bocas para alimentar e ela trabalhou muito para que nada lhes faltasse.

No rosto da Dª Maria notava-se a dor, o sofrimento, a luta que estava a travar para que nada faltasse aos seus filhos, o rosto e os olhos  dela impressionava-me, eu via “regos” na sua face de tanta lágrima correr! Mas a vida não parava e lá andava a Ti/ Painsa com a gamela à cabeça, pé calçado ou descalço, (dependia do tempo e do piso do caminho) apregoando o peixinho que trazia. Não usava corneta! Para alertar que estava por perto, usava a sua sonora e estridente voz que se ouvia bem longe! Chamava as pessoas pelo nome e como tinha bom pulmão apareciam os clientes de todo o lugar, era este o ritual da Dª Maria, que com bom ou mau tempo, logo que houve-se peixe ela não faltava.

Um pormenor digno de registo, vendia fiado e já fazia descontos aos mais necessitados! Era uma mulher com um coração enorme e forte, pois só assim se compreende como aguentava os reveses da vida, a dor da perda de quatro filhos. A Dª Maria era uma senhora que apesar das sua dores e amarguras estava sempre disponível para ajudar e colaborar no que pudesse , foi zeladora do sagrado coração de Jesus durante muitos anos.

Muitas mais coisas haveriam para contar desta ilustre amiga Ti/Painsa.

Como não estive presente no ultimo adeus, faço esta pequenina homenagem a uma Mulher que sempre admirei.

Até sempre Dª Maria Ti/ Painsa.