terça-feira, 18 de março de 2014

Até sempre padre Dinis




Hoje que celebramos o trigésimo dia do seu falecimento, quero com este texto prestar a minha homenagem de gratidão e partilhar no meu blog  o  sentimento de respeito amizade que sempre nutri, pelo o Homem, pelo Sacerdote e meu Pároco durante 27 anos. 

 
Em nome do conselho Pastoral Paroquial escrevi e li o discurso de homenagem ao Senhor Padre Dinis pelos 25 anos ao serviço da Paroquia de Laúndos.

"Minhas Senhoras e meus Senhores
Celebrar 25 anos de Sacerdócio numa Paróquia na vida dos Senhores Padres é normal, pois infelizmente não abundam os candidatos à vida sacerdotal, para que seja possível haver uma maior rotatividade como pretendem os responsáveis pelo Clero.
Se por um lado se lamenta a escassez de Pastores da Igreja Católica, por outro lado é capaz de ser benéfico pois quando nomeado para chefe da Igreja numa Paróquia, os Párocos tenham oportunidade de a longo prazo ir mudando e implantando as suas ideias e realizarem obras que só com o tempo se consegue realizar e até na parte Espiritual tem vantagens, pois há a oportunidade de ver crescer na fé os seus paroquianos.
E foi isso que aconteceu com o Sr. Pe. Dinis nestes 25 anos de serviço pastoral em Laúndos.
Há 25 anos, quando aparece o Sr. Pe. Dinis, reparamos no visual diferente da maioria dos Padres Diocesanos, era a sua imagem de marca na altura e também penso eu, o símbolo da sua passagem como missionário por terras de Africa.
Foi assim que em 1978 começou a sua missão em terras de Laúndos.
Permita-me Sr. Pe. Dinis esta confidência, o senhor tinha mesmo uma paixãozinha por esta Aldeia! Recordo-me de uma primeira tentativa para vir para Laúndos ainda o Pe. Francisco era vivo, não calhou na altura, mas o senhor soube esperar e à segunda tentativa foi de vez, teve bom gosto, pois Laúndos não é uma terra qualquer, é uma Aldeia acolhedora, cheia de encantos, com gente simpática, terra de gente humilde mas com um coração enorme para com aqueles que ao longo dos tempos ajudaram a engrandecer esta magnifica Aldeia.
Penso que não foram fáceis os primeiros anos de trabalho, pois existiam hábitos que era preciso mudar. Recordo-me de umas cartas anonimas por causa da marcação de missas! Foram acidentes de percurso que o Sr. Pe. Dinis resolveu com a chamada missa de aniversários.
Com certeza que teve muitas mais peripécias menos agradáveis, mas nunca foram coisas que abalassem a sua vontade, capacidade e espirito de mensageiro de Deus.
O Sr. Pe. aparece em Laúndos numa época em que ainda nos adaptávamos á nova democracia,  também na sociedade civil eram tempos de mudança. Recordo-me que o reverendo também por causa das barbas, de trajar à civil e de se mostrar moderno, o conotavam com tendências para os extremos… Mas também não era, nem é muito importante e até sei que tem outras filiações! Permita-me este aparte.
Dizia que eram tempos de mudança e queiramos ou não, havia reflexos disso na vida da Igreja. Refiro-me à liberdade, ou melhor à mentalidade das famílias, começou a haver mais abertura na relação Povo, Padre, Igreja. E o Sr. Pe. Dinis ainda jovem com ar irreverente e de conversa fácil, cativa toda a aldeia e até deixa alguns ciúmes nas aldeias vizinhas! Pois ouvia-se com frequência dizer “ O padre de Laúndos é que é um padre fixe” fala das coisas de Deus de forma que toda a gente perceba, é popular, anda de motoreta, alinha nas farras e visita a casa dos paroquianos etc. etc… Enfim comentários agradáveis de ouvir sobre o nosso pároco.
E a vida continua e o Pe. Dinis começa a demonstrar o seu gosto pela escrita e descoberta de coisas do antigamente, percorre com os jovens escuteiros as ruas e vielas da aldeia, sobe montes e suas encostas, percorre aldeias vizinhas, fala com familiares de pessoas que marcaram uma época e vai juntando o  puzzle que deu o livro “ Monografia de Laúndos” que vai perpetuar para sempre na historia de Laúndos, fala da origem do nome da nossa aldeia e de muitos outros marcos históricos! É um trabalho notável que os Lanutenses agradecem.
Criou o boletim paroquial de São Miguel, jornalinho com noticias caseiras que voando para os quatro cantos do Mundo, leva uma mensagem de saudade os nossos Lanutenses Imigrantes.
E a par destas feituras, continua tão empenhado como todos nós, ou ainda mais, no restauro  e embelezamento dos nossos lugares Sagrados. Começou pela casa da Mãe como o Sr. Pe. Dinis gosta de dizer, mas para que a obra fosse uma realidade era preciso mobilizar o povo, os paroquianos e então lá andava o Se, Pe. com os homens da confraria a preparar os cortejos e graças ao seu dinamismo e ao empenho de todos os Lanutenses , lá se conseguiu crescer e embelezar o Santuário da nossa Senhora da Saúde.
Depois segue-se o restauro e ampliação da capela de São Félix. As obras na nossa Aldeia continuam, passando ao restauro da velhinha Igreja Matriz, obra necessária para perseverar o nosso património religioso de valor impar e acredito que depois do arranjo na zona envolvente ainda irá ficar mais valiosa.
Sr. Pe. Dinis senhores convidados, minhas senhoras meus senhores, neste dia de homenagem de 25 anos de Sacerdote nesta Paroquia de São Miguel de Laúndos, permitam-me uma palavra de bem haja a todos os Lanutenses pelo empenho, dedicação e sobretudo o bairrismo que punham nos apelos do Sr. Pe. Dinis para todas as obras que se foram realizando ao longo destes 25 anos.
Penso que neste aspeto estamos todos, ou quase todos , de parabéns. E com estas obras necessárias para perseverar os nossos lugares de culto, o Sr. Pe. Dinis nem tinha coragem de falar nas condições péssimas e sem conforto que vivia. Penso que todos os Lanutenses sabiam do estado degradado da velhinha residência, pois ela já está velhinha e a necessitar de obras há mais de século, mas tanto o Sr. Pe. Dinis como os seus antecessores sabendo das carências da maior parte do povo de Laúndos nem tinham  coragem de pedir melhores condições de habitabilidade! Punham mais um cobertor na cama para proteger do frio, umas quantas bacias para apanhar as pingas quando chovia e caminhavam pé ante pé para não cair nos buracos do soalho! Era na verdade urgente restaurar a residência Paroquial  e mais uma vez os Lanutensses responderam ao apelo do Sr. Pe. Dinis e apesar dos tempos serem difíceis, acredito no sucesso desta obra e outra vez apraz-me aqui registar o mesmo empenho , apesar da saúde muito debilitada, o Sr. Pe. Dinis foi ao encontro do “ seu povo” no porta a porta a cantar as Janeiras .
Sr. Pe. Dinis não desista, não atire a toalha para o chão, o combate ainda não chegou ao fim, Laúndos está-lhe grato por tudo o que fez por esta nobre terra e enquanto vivermos e as condições físicas o permitirem, temos a obrigação de honrar o lema do nosso Deus! Que é servir, servir e servir, por isso continue.
Um bem haja de gratidão de todo o povo de Laúndos."

 
No dia dos nossos 25 anos de Casados
Até sempre sr. Padre Dinis.

domingo, 16 de março de 2014

101 anos Parabéns Tia Gena


A Centenária de Laúndos já tem mais um Ano!!!

É verdade, a Dª Maria Alves celebrou no dia 12 de Março CENTO e UM Anos! Estava muito feliz e sorridente como é seu timbre. Durante o dia recebeu muitas visitas e ao fim da tarde os familiares e amigos cantaram-lhe ao Parabéns.

Depois houve a segunda parte da festa, participou na Eucaristia e encerrou o dia de aniversário no ex-libris gastronómico de Laúndos! Parabéns Ti Gena muita saúde e para o Ano se Deus quiser lá estarei no Pé do Monte para lhe dar aquele abraço. Beijinho