sexta-feira, 29 de março de 2013

Os caminhos de Santiago em tempo Quaresmal


São muitos milhares os que já percorreram estes caminhos, eu fi-lo pela terceira vez.

2011 caminho do interior com saída da Sé do Porto rumo a Santiago, 2012 caminho do Litoral, partida da Igreja Romana de Rates e 2013 caminho Inglês de Ferrol ( Corunha) a Santiago, com a ideia de terminar em Finisterra. O mau tempo e uma “ mazela” impediram de ir a Finisterra mas logo logo será uma etapa para cumprir.

Nestes três caminhos este foi o mais curto e para mim o mais difícil… talvez o mau tempo ajude a pensar assim! Mas não só, tem um percurso muito acidentado e com muitas subidas que até as apelidam de mata cavalos!!!

E foi nestas dificuldades do caminho 10 kilos de mochila ás costas, que eu refleti e pensei muitas vezes no percurso de Jesus a caminho do calvário, também houve quedas! Mas não faltaram cireneus que nos ajudaram a suavizar a dureza do caminho. Concluí que a Quaresma traz-nos dois ou mais desafios… o primeiro é o da qualidade, de nunca nos resignarmo-nos ao deixa correr a uma vida mesquinha, cheia de intrigas, maledicências, invejas de “estimação”, olhares de desprezo e desdém. A segunda é a esperança e acreditar que no fim do caminho da vida, estará  um Pai de braços abertos e coração cheio de amor por nós.

Para finalizar, uma referência acompanhada de um grande abraço aos meus companheiros de caminho, eles foram importantes no ânimo, na energia que transmitiam quando a mente começava a fraquejar! Como diz o ditado, a união faz a força e o nosso espirito de entreajuda, ajudou mesmo para que a meta fosse alcançada. E para perpetuar nesta página do meu blog aqui ficam os nomes dos companheiros desta Peregrinação a Santiago.

Cristina Agra/Helder Marques/Rui Marques/ Manuel Fonseca/Daniel Alves/José Marques