quinta-feira, 29 de setembro de 2011

S.Miguel de Laúndos


São Miguel de Laúndos
É este o nome da Paróquia onde nasci.
Há pouco mais  de meio século que existo e neste tempo de vida tenho assistido a muitas mudanças… Isto não é novidade nenhuma, pois acontece com todos os que vivem atentos.
O Mundo está a girar envolto em tão conturbadas situações, que nos deixa apreensivos e á espera que as coisas vão acontecendo!!!! Parece que ficamos sem jeito, impotentes para inverter ou pelo menos “estancar” esta queda a pique dos valores materiais morais e humanos.
Esta crise parece que está para durar… por isso temos que mudar os nossos comportamentos egoístas de pensar só em nós, temos que ser mais solidários com aqueles que já sentem na “pele”os efeitos da crise.
Hoje em Laúndos é dia de festa!!!! Celebramos a festa do nosso Padroeiro São Miguel.
Segundo escritos Bíblicos na historia dos Anjos, que são mensageiros de Deus, houve três que se destacaram e por isso foi-lhes atribuído o nome de Arcanjos.
O Arcanjo São Rafael “guia dos viajantes” Deus cura.
São Gabriel “ Deus mostra a sua força” o Arcanjo que anunciou a encarnação.
E São Miguel “quem é como Deus” o patrono da Igreja o defensor e vencedor do mal.
Perante a realidade de hoje e a historia do Padroeiro que veneramos deixo esta mensagem, vamos acreditar que melhores dias virão. Que os “ódios” de estimação vão ser banidos do coração daqueles que circulam na rua “acabrunhados” e com coragem de não dizer um olá á pessoa com quem se cruzam!!!
Vamos tentar imitar S. Miguel na sua luta pacificadora contra o mal, só assim sairemos todos a ganhar
Bom S. Miguel para todos

terça-feira, 27 de setembro de 2011

4º Aniversário


Faz hoje 4 anos que nasceu este Blogue !!!

Obrigada a todos que o visitaram, comentaram e divulgaram.

Laúndos no Coração é um espaço para todos os Lanutenses e ao serviço de todos, por isso se pretenderem divulgar algo sobre a nossa terra enviem noticias para jmarques52@gmail.com

Um Abraço
Zé Marques sempre ao dispor


domingo, 25 de setembro de 2011

Vamos ser solidários com os Bombeiros


De mãos dadas nesta onda de solidariedade para com os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, vamos participar com a nossa ajuda nesta campanha de angariação de fundos,  para fazer face aos custos de aquisição de uma auto-escada. Temos muitas maneiras de fazer chegar o nosso donativo, uma delas é participar no leilão das camisolas de alguns craques portugueses (Cristiano Ronaldo, Bruno Alves, Hélder Postiga e Fábio Coentrão). Termina a 31 de Outubro.

Esta campanha Já decorre há algum tempo, sendo outro exemplo  “Um dia no Parque!”

 (Fonte: noticia cm-pvarzim.pt) Se é uma das cinco mil pessoas que, no dia 10 de Junho, visitou o Parque da Cidade, certamente que os momentos que passou naquele espaço ficaram marcados na sua memória. Se não usufruiu de toda a diversão, lembramos. Autarquia, Juntas de Freguesia, associações e academias locais uniram esforços para concretizar um desejo comum, proporcionar aos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim mais e melhores condições de trabalho. Afinal, foi para homenagear estes verdadeiros heróis e angariar fundos para a aquisição de equipamento – necessário para garantir a segurança dos munícipes e dos próprios Bombeiros – que a organização trabalhou afincadamente para que “Um dia no Parque!” fosse um êxito. E foi.
Hoje, Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Desporto e do Ambiente, entregou o valor angariado no dia 10 de Junho: €8072. O autarca agradeceu a generosidade da população e a forma como todos se empenharam e se entregaram a este projecto: “foi um dia intenso que passamos com os Bombeiros e em que divulgamos o Parque da Cidade, um dos nossos principais objectivos”. Na opinião de Aires Pereira, “este valor veio dar mais razão à nossa iniciativa e, em 2012, “Um dia no Parque!” realiza-se novamente no dia 10 de Junho.
Rui Coelho, Presidente dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, ficou agradavelmente surpreendido com a quantia angariada e mostrou o seu agradecimento, não só à organização, como aos cidadãos que, generosamente, contribuíram e acrescentou: “muitas pessoas ficaram a conhecer o nosso trabalho e, só por isso, valeu a pena. O combate ao fogo é apenas uma das nossas tarefas e, naquele dia, pudemos esclarecer e divulgar os cidadãos”. Para Rui Coelho, “esta é uma iniciativa de louvar e repetir e os Bombeiros Voluntários estarão sempre prontos para colaborar”.
Recorde aqui a iniciativa que deu tanto que falar.

domingo, 18 de setembro de 2011

Laúndos no plano promoção do BTT


No domingo, 18 de Setembro, tem início o Plano de Promoção do BTT, organizado pelo Centro Desportivo e Cultural de Navais com o apoio do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Esta competição é composta por quatro provas, sendo que a primeira será realizada já este fim-de-semana na Estela, a segunda acontecerá no dia 2 de Outubro, em Laundos, a terceira em Aguçadoura, a 16 de Outubro, e, finalmente, a última a 23 de Outubro, em Navais.
As inscrições estão abertas no sítio electrónico do Centro Desportivo e Cultural de Navais, em www.cdcnavais.com. A participação na competição será de 10 Euros (uma ou quatro provas) para os maiores de 12 anos e grátis para os menores de 12 anos.
O objectivo da organização é promover a modalidade no concelho, cheio de potencial para a prática do BTT.
O Plano Promoção Póvoa de Varzim BTT é uma prova reconhecida oficialmente pela UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo e pela Associação de Ciclismo do Porto.
(FONTE: cm-pvarzim.pt)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Desfolhada em Laúndos

No dia 17 de Setembro(próximo Sábado) a partir das 19 horas venha até Laúndos, participe e divirta-se com uma típica desfolhada a recordar outros tempos em que as desfolhadas era o pretexto para noites de agradável convívio.

Se ainda não tem a agenda preenchida, na Escola das Machuqueiras (Rua Casa de Bragança) em Laúndos a animação está garantida. Com tocadores de concertina, cantares ao desafio, variados petiscos, muitos prémios para distribuir e a certeza que vão aparecer muitas espigas vermelhas para animar a desfolhada (entrada 10 espigas).

Este evento é uma organização da comissão de festas da Nossa Senhora da Saúde


sábado, 10 de setembro de 2011

Até sempre D. Maria



Maria Ferreira Gomes é o nome de uma senhora que nasceu e viveu em Laúndos.
Foi Mãe, Avó, Bisavó…Tudo igual como acontece com qualquer mulher que tem a sorte de viver o suficiente, para alcançar estes estatutos.
A razão desta minha crónica, “homenagem ,” vai para o facto de esta senhora ter um percurso de vida atribulado e digno de registo!!! Desde muito pequeno que me apercebi do seu dinamismo para superar as dificuldades que lhe apareciam na vida.
Era uma lutadora, que mesmo nos momentos mais complicados arranjava força e genica para dar rumo seguro á sua barca. E graças a essa conduta, a essa maneira de ser e à custa de muito trabalho, conseguiu singrar na vida.
Gostava de realçar os vários “instrumentos” que ela tocou ao mesmo tempo, para melhorar a sua qualidade de vida e da família.
Foi costureira, cozinheira, vendedora de tecidos, loiças, bijutarias, electrodomésticos e ainda lhe sobrava tempo, para ajudar a nascer os filhos das vizinhas e amigas e assistir aos últimos momentos dos que partiam para o outro mundo... Resumindo, foi sempre uma senhora atenta e disponível para ajudar.
Mais tarde alarga a sua actividade à confecção e à exportação e torna-se uma empresaria de sucesso!!! Aproveitou os tempos áureos das confecções e conseguiu amealhar um património digno de registo. E é aqui, que realço o carácter da Dª Maria, quer no principio de vida onde viveu dificuldades, quer depois. Estava sempre pronta e disponível para ajudar.
Era uma Senhora idolatrada por uns e odiada por outros!!!! Costuma-se dizer, que a inveja é uma doença terrível, que deixa os corações empedernidos e os olhos ofuscados, para discernir o bem do mal. Mas apesar de tudo, ela mantém a mesma postura. Não fecha a porta à solidariedade e continua a distribuir amizade e valores materiais a quem deles necessita. Abriu as portas da sua casa ao Clero, aos Políticos e ao Povo. Foi sem duvida uma Mulher de Armas!!!
Por ultimo e talvez a principal fonte de toda esta disponibilidade para servir, era a sua entrega e devoção ao Imaculado Coração de Maria e de Jesus. Viveu quase a vida toda a zelar e a enfeitar o trono destas imagens da nossa Igreja Matriz.
Na certeza, de que Deus a vai recompensar por tudo o que fez, aqui fica também a minha homenagem e um até sempre  Dª Maria Coelho.