terça-feira, 21 de setembro de 2010

A festa da vida...

Podemos chamar-lhe festa a mais um encontro que o MEV – Movimento Esperança e Vida promoveu…desta vez, o motivo foi para celebrar o aniversário do elemento mais “jovem” do grupo a Dª Laurentina da Vila, como é conhecida por todos.  Celebrou 93 anos, parabéns pela jovialidade que aparenta, elegância, sempre com um sorriso, com muita genica e força para ainda tratar da sua hortinha.
Confidenciou-me que as tarefas da horta são só de manhã, pois há tarde o “fôlego” já é menor…outra característica de marca é a sua boa disposição, pois no dia dos anos até tocou bateria para as amigas.
Parabéns continue assim que nós ficamos a torcer pelo centenário


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

As nossas Dores

Na semana em que se celebrou a festa da Sra. das Dores, quero partilhar convosco tudo quanto me vai no coração a propósito da dor!!! É claro que todos sentimos na “ pele” esse sentimento e ficamos terrivelmente tristes, revoltados e até desesperados, ao ponto de evocarmos Deus e desabafarmos…. Porquê,  porquê a mim, as coisas más acontecem!!!

È isto mesmo que em tempo de comemorar a Sra. das Dores, devemos  por a mão em nossa consciência, analisar a realidade da nossa vida... verificar o que se passa no mundo,  e ser mais justos ao avaliar as dores da nossa vida….. será que temos assim tanta razão de queixa???


sábado, 11 de setembro de 2010

Cada um dá o que tem




Que a historia sirva de reflexão para esta semana
Se possível.... distribua sempre Sorrisos, Amizade e Flores

Abraço

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Hoje Laúndos ficou mais pobre


2010 tem sido um ano mau!.. com certeza não deixará saudades a muita gente… a muitas famílias, eu arriscaria em acrescentar ao mundo inteiro!...muitas tragédias, muito sofrimento ,muita  dor e muita crise…
Mas não é da crise que assola o Mundo, que vos dirijo esta mensagem…a minha mensagem de hoje é dedicada ao Homem, ao ser Humano que enquanto viveu fê-lo sempre com muita dignidade. Era um homem com grande carácter… responsável por uma numerosa prole familiar, que com maior ou menor sacrifício deu-lhes formação para se desenrascarem na vida…
Era também o homem dos 7 ofícios, um verdadeiro artista, na profissão, nos hobbies e na diversão…
Foi um Homem que ao longo da vida a sorte também lhe foi “madrasta”, mas mesmo assim nunca regateava um sorriso, uma palavra amiga…
Jamais esquecerei os  cortes de cabelo que me fez na minha meninice… o acordar ao som das belas melodias que só ele sabia tocar nos sinos da Sra. da Saúde ...
era com este emaranhado de arames ligados a uns punhos e a uns pedais em madeira que o Ti Muja engendrou, que accionava mais de uma dezena de sinos do carrilhão da torre da Sra. da Saúde!!!! Não  sabia música, tocava de ouvido, hinos magníficos de música Sacra e não só... as preferidas eram as dedicadas a Maria
…e os bons momentos que partilhei com ele nas peças de teatro e comédias de revista…
Neste momento de partida envio os meus sentidos pesamos á família e sentida homenagem ao Homem que desde pequenino o tratava por “Ti Muja”.
Até Sempre    

domingo, 5 de setembro de 2010

Festa de S. Félix 2010

Com uma saudação especial para os meus seguidores, aqui ficam algumas fotografias da festa em honra do nosso eremita e glorioso S. Félix

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Laúndos volta a estar em Festa

Como de costume no 1º fim de semana de Setembro celebra-se a Festa do “Eremita” S. Félix.
 É mais uma boa razão para visitar Laúndos, subir ao mais belo miradouro da Póvoa de Varzim ,deliciar-se com as soberbas paisagens  e divertir-se com o programa da Festa.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Inauguração da ETAR



Uma luta com quase 20 anos chegou hoje, 31 de Agosto, ao fim com a inauguração da Estação de Tratamentos de Águas Residuais (ETAR) do Ave pela Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Pássaro. Esta estrutura, situada em Tougues, Vila do Conde, serve a Póvoa de Varzim e Vila do Conde e é da responsabilidade da Águas do Noroeste.

Póvoa de Varzim aguarda libertação de candidatura para concluir rede de saneamento

Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro do Ambiente explicou, à margem da inauguração, que “nesta altura, toda a rede de saneamento da Póvoa vem para esta ETAR. Mas quando estiver concluído o processo de ligação à Apúlia ou eventualmente a Esposende, parte do tratamento da bacia norte da Póvoa, que inclui as freguesias de Aguçadoura, Estela e Laundos, irá para essa parte Norte”. Em Abril de 2009 foi concluída grande parte da empreitada da rede de saneamento do concelho, um investimento de 60 milhões de euros. “Naquilo que é a área urbana, temos uma cobertura total e em termos de densidade populacional, a taxa de cobertura é de 85%. Em termos territoriais é que faltam algumas zonas de Balasar, Rates, Laundos e Estela. São zonas mais rurais e em algumas delas nem se justifica uma ligação à rede geral. Terão que ter sistemas próprios de tratamento”. No entanto, é desejo do município completar a rede em falta mas, explicou o Vereador, se até agora a autarquia contava com fundos comunitários, no âmbito do Plano Estratégico de Abastecimento e Saneamento e Águas Residuais (PEASAR), “a partir do momento em que temos uma taxa de cobertura superior a 85% já não são libertados fundos para financiar o resto da rede. Tudo tem que ser feito à custa dos dinheiros municipais”. O custo total do investimento será de 10 milhões de euros e, por isso, a autarquia decidiu avançar com uma candidatura em parceria com a Área Metropolitana do Porto. “Essa candidatura esteve suspensa de aprovação até à definição dos critérios daquilo que vai ser o saneamento em alta e o saneamento em baixa, nomeadamente pelas Águas do Noroeste”, explicou, mas a espera pode estar prestes a terminar. “Contamos que este ano as candidaturas sejam libertadas e aprovadas”. 

para ver a notícia completa clicar aqui
(FONTE: CMPóvoa de Varzim - Pelouro do Ambiente)