quinta-feira, 26 de novembro de 2009

NATAL Solidário…




O Natal está aí à porta, já não falta um mês e estaremos todos a celebrar a festa do nascimento do Redentor do Mundo.
É um ciclo, que todos os anos se repete, mas nenhum Natal é igual….todos são diferentes.
Ainda bem que assim é para tornar esta celebração diferente de todas as outras festas.
Natal é sinónimo de luz, alegria, paz, união, mais amor, prendas e muita festa. Mas como todos sabemos nem sempre vivemos com este espírito, por motivos vários, por isso também no Natal procuramos ser mais solidários para com aqueles que vivem momentos mais difíceis.
Neste Natal de 2009 vamos partilhar a nossa solidariedade com todos os que necessitam de ajuda, mas de modo particular com o menino Stéphane, vamos juntar as nossas ofertas para tentar dar o Stéphane uma melhor qualidade de vida, a ida a Cuba para fazer exames e tratamentos é uma hipótese que custa dinheiro, por isso estamos a criar uma ONDA de solidariedade em que todos podemos ajudar.Nos dias 26 e 27 de Dezembro vamos encher as igrejas de Amorim e Laúndos para ouvir os concertos de Natal e ajudar-mos o Stephane.


 

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

4º Aniversário do MEV

Impressionante como o tempo passa, parece que foi há dois dias que um grupo de senhoras viúvas começaram a fazer convívios para orar, tomar um chazinho e por as conversas em dia…o certo é que já lá vão 4 anos que o Movimento Esperança e Vida existe em Laúndos. Hoje 15 de Novembro celebraram de forma festiva com presença na missa paroquial seguida de um almoço no restaurante S. Miguel, foi um convívio muito salutar que terminou com o respectivo bolo e brinde á saúde de todas.


Como é bom viver na Aldeia!


Será assim ou discordam? Acredito que este comentário é muito relativo…depende da profissão que temos, onde a exercemos, dos meios de transporte que usamos ou temos, da qualidade das estradas, distâncias a percorrer, um sem fim de pormenores que nos podem levar a não concordar com este título e também da aldeia onde eu vivo…que é a minha, que é nossa que é Laúndos.


Então sendo assim permitam-me que eu partilhe este desabafo de como é bom viver na Aldeia…Quando era mais jovem e fui para a cidade trabalhar, ouvia com frequência bocas do género “olha aí vem os parolos da Aldeia” e ficava triste porque não via neles gente da cidade com quem lidava nada de especial ou de diferente. Eles achavam-se mais civilizados porque tinham perto de casa muitos lugares de diversão…é verdade aí ficam a ganhar mas quanto ao resto nem pensar, com humildade e simplicidade eu desfiava o rol de coisas boas da minha Aldeia … tínhamos o Adro da Igreja para jogar á bola, a loja da tia Marreca e outras para comer o quarto de sêmea com marmelada, o escadório do Monte de S. Félix para namorar, as noites das desfolhadas para conviver e dar uns abraços, os encontros no fim da missa na loja do Coelho e do Tio Paulino para beber um traçadinho ou cálice de Vinho do Porto. E a azafama com que se viviam as festas…no Natal andávamos uma semana a procurar o pinheiro para o presépio da Igreja Matriz (quase sempre era roubado na Estela), depois os leiloes da festa do menino…era giro a disputa entre os rapazes para oferecer um cálice do porto ás meninas mais bonitas. A semana das festas da Sra. da Saúde era outro momento que nos dava muito gozo por causa dos carrosséis, isto nos meus tempos de Juventude e hoje continuo a dizer que bom que é morar na nossa aldeia

domingo, 8 de novembro de 2009

Descubra as diferenças..."Bad painting"


Olá amigos….
Cá estou de volta, e hoje para fazermos, ou melhor, desafiar-vos para fazermos um jogo! Nestas duas imagens feitas no mesmo local, vamos ver quantas são as diferenças que encontramos! Prontos para o jogo? Vamos a isso.
Será o azul do céu, as nuvens, o automóvel, mais espaço entre a torre da capela e o cruzeiro, as alterações da iluminação e a pintura do cruzeiro? São realmente diferenças que existem, mas não são estas descobertas que penso rapidamente encontraram, que eu vos quero falar.
Esta “brincadeira” é muito mais grave e deixa-nos tristes, por ver o que alguns com tanto empenho se preocupam em embelezar um espaço que é de todos e venham estes ”artistas” da maleficência dar largas à paupérrima imaginação de se entreterem a estragar e danificar coisas que há bem pouco tempo foram sujeitas a obras de beneficiação.
Para essa gente sem escrúpulos, sem nível, sem formação, vai o meu repudio e um conselho…quando tiverem essas crises, façam-no em vossas casas e quem sabe se até fará jeito, pois pode haver alguma parede que precise de nova decoração!
Peço desculpa aos meus amigos leitores por este desabafo, e analisem então as diferenças.
Um abraço e um até já do Zé Marques.



segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Vamos ajudar o Stephane




Caros leitores, temos um jovem de Laúndos que precisa da nossa ajuda.
O Stephane aos 11 anos teve um grave problema de saúde que o deixou totalmente dependente, os seus pais contam o drama que lhes aconteceu, a mudança das suas vidas e a esperança que ainda têm em melhorar a qualidade de vida do seu filho. Por isso dentro das nossas possibilidades vamos todos ajudar.
 Para obter mais informações e colaborar com o seu donativo clicar aqui

domingo, 1 de novembro de 2009

Dia de todos os Santos


Por coincidência a abertura deste blog acontece num dia de festa, pode parecer um paradoxo, mas é a realidade, hoje a igreja celebra a festa de todos os Santos. Dia de visitar os nossos entes queridos que já partiram e estão agora no descanso eterno. Não fomos felizes com o tempo pois chovia, mas mesmo assim celebrou-se a Eucaristia e encerrou-se a visita com as orações finais da romagem ao cemitério.

Laúndos no Coração


Olá Lanutenses… como tinha prometido cá estou com um novo blogue, “Laúndos no Coração”, espero com a criação deste espaço continuar ajudar aqueles que gostam realmente de Laúndos e sentem-se felizes por terem nascido nesta pequena Aldeia mas cheia de encanto.
É certo que a mãe natureza foi generosa para com Laúndos, mas o resto é obra dos Humanos, e os lanutenses têm este carisma de serem pacíficos, corteses, trabalhadores e gente simpática.
Vou tentar recolher notícias, e imagens de todas as áreas de interesse da nossa terra.

Saudações e aquele abraço do Zé Marques