segunda-feira, 29 de junho de 2009

Passeio dos Idosos

O Alto Minho foi mais uma vez escolhido para o passeio convívio dos idosos de Laúndos …para alguns foi a 1ª vez que lá foram para outros já era repetido mas por muitas vezes que se visite o Norte do País descobre-se sempre algo de diferente e de encanto. As montanhas rochosas, as quedas de água cristalinas nas nascentes, o arvoredo das encostas, a arquitectura das casas antigas são deveras espectaculares. E foi com este espírito de descoberta que no dia 27 de Junho rumamos para o 1º passeio convívio dos Idosos. Fizemos a 1ª paragem em Valença para tomar o pequeno-almoço, o segundo apeadeiro foi em Melgaço para visitar as vielas e muralhas do castelo e tomar um copo do famoso vinho alvarinho. Era o aperitivo para o que vinha a seguir depois continuamos o passeio até á Srª da Peneda, mas como o relógio não para e o estômago começava a dar sinais de que estava na hora de alimentar o corpo, paramos em Stª Maria de Lamas para atacar os farnéis. Fomos felizes com a escolha pois têm um parque de merendas magnífico, um arvoredo imponente e um riacho que dá ao lugar um toque especial de tranquilidade, serenidade ideal para uma cestinha, mas como o nosso objectivo não era esse, rumamos até ao Monte da Sra da Peneda. É um lugar único, digno de fazer parte das maravilhas do nosso país. Foi na Srª da Peneda que fizemos a paragem mais demorada com tempo para admirar toda aquela mistura de arte…. a da natureza e a dos homens, pormenores espectaculares que nos levam a valorizar os nossos antepassados pelas obras magnificas que conseguiram realizar. Depois da fotografia do grupo e da despedida á Sra á que fazer a viagem de regresso e ainda com muita coisa para visitar e admirar, descemos o monte pelo lado contrario, rumo ao Lindoso, foi-se admirando a paisagem as veredas que ladeiam o rio Lima

e paramos no Soajo, aldeia famosa pelo vasto conjunto de espigueiros construídos sobre uma enorme laje granítica, usada pelo povo como eira comunitária, fizemos umas fotos,conversamos com um casal de velhinhos residentes, desentorpecemos as pernas e continuamos a descer o monte rumo a outra Cidade muito bonita do alto Minho, Ponte da Barca e estava na hora de acabar com os merendeiros e conviver junto a outra preciosidade… a velhinha ponte romana e as límpidas aguas do rio Lima.

Enquanto se deglutiam os merendeiros aproveitou-se para conviver, por as conversas em dia contar peripécias e recordar outros tempos de boa memoria!.... em que a vida apesar de difícil parece que tinha mais sentido.

E com tudo isto a noite ia-se aproximando a boa disposição era patente nos rostos de todos e estava na hora de regressar á nossa Aldeia que também têm muito encanto.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Ginástica Geriátrica - Projecto Akribeia Laúndos

Começou no inicio deste mês de Junho a Ginástica Geriátrica. Realiza-se às quartas-feiras, entre as 16 e as 17 horas da tarde no auditório da Junta de Freguesia de Laúndos. As aulas são orientadas pelo professor Ricardo,licenciado em Educação Física.
Conta com a participação de 17 pessoas, com idades compreendidas entre os 47 e os 73 anos. Com a realização desta actividade, os participantes além de praticarem exercício físico e cuidarem da sua saúde podem também conversar, conviver e divertir-se. O que se pretente é ampliar este projecto, estamos a desenvolver esforços para realizar um protocolo com o Pelouro do Desporto da Póvoa de Varzim e o Varzim lazer com o intuito de realizarmos aulas de ginástica geriátrica e hidroginástica para a população sénior de Laúndos.
Para além desta actividade é possível avançar com uma Universidade Sénior, onde pessoas com mais de 50 anos podem aprender e desenvolver novas competências.
As condições estão criadas, resta apenas a adesão da população às diferentes iniciativas da Akribeia Laundos.

Projecto Akribeia - Magalhães Filhos

Teve início no dia 16 de Maio no Auditório da Junta de Freguesia, o Projecto Magalhães Filhos.Esta actividade formativa tem como objectivo ensinar as crianças a utilizar o computador Magalhães, decorre aos sábados das 17h às 18:30h na Junta de Freguesia de Laúndos. Participam nesta formação 15 formandos, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos. Esta é de facto uma mais valia para estas crianças, uma vez que muitas apenas utilizavam o computador Magalhães para jogar, o que é muito redutor, uma vez que o Magalhães é um computador com bastantes potencialidades quando devidamente explorado. As pessoas responsáveis pela transmissão de conteúdos são jovens da nossa Freguesia: Gilberto Bouça-Nova e o Pedro Ferreira que com muita dedicação e empenho partilham com os mais novos os seus saberes, numa experiência única e enriquecedora. Este é apenas um dos muitos projectos da Akribeia a ser desenvolvido na Freguesia de Laúndos.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Projecto Terra à Terra

Nos passados dias 16 e 20 de Maio, o Projecto da Lipor “Terra a Terra” reuniu no Salão Nobre da Junta de Freguesia, cerca de quarenta pessoas interessadas em melhorar os seus conhecimentos quanto à Compostagem Caseira.

Foram umas horas que depressa passaram na alegria de partilhar experiências e descobrir a melhor forma de viver em harmonia com a Natureza. Não podemos desperdiçar nada, muito menos o lixo! Quanto à separação, já todos sabemos “pouco mais ou menos” onde devemos depositar os plásticos/metais, o papel e o vidro. Agora, graças a este curso, somos mais alguns a aproveitar o lixo orgânico: restos de comida, aparas do jardim, para conseguirmos um substrato de excelente qualidade. Em suma, devolvemos à terra parte do que dela tiramos, para podermos continuar a beneficiar das suas preciosas dádivas. Não sobrecarregamos o contentor, não poluímos o solo ou as águas e conseguimos a custo zero um jardim ainda mais bonito. Para além de ecológica, é uma escolha inteligente… Dá para pensar.


domingo, 14 de junho de 2009

Eleições para o Parlamento Europeu



Num universo de 2080 eleitores em Laúndos só 666 acharam que era importante escolher aqueles que no Parlamento Europeu vão ser os nossos representantes. Não foi o muito sol, nem a muita chuva que originaram esta pouca afluência às urnas, pois o dia estava cinzento e com alguns chuviscos, mas nada que impedisse de se cumprir o dever cívico de votar…

E falam que anda por aí a crise… então porque não reagem quando podem? Porque não escolhem os que os representam? É que depois não têm direito a queixarem-se quando as coisas não correm favoráveis. O comodismo e a celebre frase: “… estou farto de eleições..." são atitudes que nos podem prejudicar.

A título de curiosidade, nos países emergentes a população leva os actos eleitorais mais a sério, assim como os portugueses o fizeram a seguir ao 25 de Abril. A democracia de todos os sistemas políticos ainda é o menos mau, temos direitos e deveres, sendo um deles o sufrágio ou será que já não acreditam na democracia?!?

Estes são os resultados obtidos em Laúndos nas eleições para o Parlamento Europeu.

Total de eleitores



2080

Eleitores votantes



666

Abstenção

1414

68%







PSD

364

55%

PS

125

19%

CDS-PP

64

10%

Bloco Esq

29

4%

CDU (PCP-PEV)

24

4%

MEP

3

0%

MMS

4

1%

PCTP/MRPP

3

0%

POUS

1

0%

PH

1

0%

PPM

2

0%

MPT

4

1%







Branco

34

5%

Nulo

8

1%

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Laúndos engalanou-se para receber peregrinos...

No ultimo domingo de Maio foi o culminar de um mês dedicado a Maria, e os Poveiros em grande maioria e também devotos de nossa Senhora de outros concelhos, em maior número de Vila do Conde e Barcelos, rumaram até Laúndos.

Foram milhares que bem cedo começaram a afluir ao santuário cumprindo as suas promessas, muitos milhares permaneceram junto ao santuário até ao último adeus á Senhora da Saúde.

Para nós Lanutenses foi agradável ouvir comentários de gente anónima, a deixarem elogios do que viram em Laúndos!.... diziam alguns que cada ano que passa acham que Laúndos tem mais encanto….. é agradável ouvir comentários deste.

Parabéns a todos os que se disponibilizaram para ajudar a montar este cenário, da parte da Autarquia tudo foi feito com intenção de dar maior nobreza a este acontecimento Mariano.