sábado, 31 de janeiro de 2009

Biblioteca Viva em Laúndos

Sábado dia 7 às 16 horas o pólo da Biblioteca Municipal a funcionar no edifício da Junta de Freguesia de Laúndos terá uma actividade de animação infantil intitulada “Vamos ouvir histórias”.
Será o momento de reactar e dinamizar aquele espaço com actividades diferentes e pôr em prática e ao dispor de todos os Lanutenses uma grande variedade de livros, revistas, jornais e as novas tecnologias…É que isto de estar ligado e poder percorrer o mundo em poucos segundos ainda não é para todos, por isso passe na Biblioteca navegue pela internet e escolha a sua leitura preferida. Procure ocupar os seus tempos livres enriquecendo-se culturalmente.

Biblioteca Viva em Laúndos

Sábado dia 7 às 16 horas o pólo da Biblioteca Municipal a funcionar no edifício da Junta de Freguesia de Laúndos terá uma actividade de animação infantil intitulada “Vamos ouvir histórias”.

Será o momento de reactar e dinamizar aquele espaço com actividades diferentes e por em prática e ao dispor de todos os Lanutenses uma grande variedade de livros, revistas, jornais e as novas tecnologias…É que isto de estar ligado e poder percorrer o mundo em poucos segundos ainda não é para todos, por isso passe na Biblioteca navegue pela internet e escolha a sua leitura preferida. Procure ocupar os seus tempos livres enriquecendo-se culturalmente.



quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Vandalismo em Laúndos...

Quando publicamos imagens do nosso monte, é sempre com entusiasmo e alegria que o fazemos, pois naquele lugar vive-se e sente-se uma envolvência de imagens que contagiam e elevam o nosso ego… é um lugar diferente… E então desde que existe o miradouro que envolve o monumento ao emigrante, mais sentimos a diferença daquele lugar, parece que estamos suspensos no espaço… como é agradável admirar as paisagens, os jardins e o pôr-do-sol… lindo de verdade. Mas tudo isto para dizer o quê?!?! Estarão vocês a pensar, nós já vos contamos e mostramos com imagens o que alguns enegrumes fizeram para demonstrar não sei que valores?!?!.. De valentia? Não é de certeza, pois só os cobardes tem atitudes destas, os valentes, os puros dão a cara, e não procuram a escuridão da noite para destruir, é uma pena existir gente desta espécie que sente prazer a fazer o mal.











segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Festa da família


Para encerrar este ciclo de eventos e convívios que aconteceram na época de natal, vamos deixar algumas imagens da festa da família que a paróquia celebrou no último domingo do ano. A equipa da pastoral familiar contactou os casais que fazia 25, 50 e 60 de matrimónio, os que quiseram participar vieram à missa festiva. O Sr. Padre Guilherme na homilia falou na importância das famílias viverem mais unidas, para se defenderem da crise de valores que cada vez mais as afecta, depois houve o momento da bênção das alianças e no final a entrega da prenda da paróquia e a fotografia de grupo.
A segunda parte da festa foi na estalagem Santana em Vila do Conde, este convívio já foi partilhado com os casais de Amorim, foi uma festa animada que durou até às tantas. Adivinhem quem foi o DJ?!!? Começou com uma valsa, tendo aumentado o ritmo com músicas do Quim Barreiros e outras, terminando com o fora da bouça.
Os presentes foram unânimes em dizer que gostaram da festa.








domingo, 18 de janeiro de 2009

NOTICIAS DOS ESCUTEIROS DE LAÚNDOS

O Nascer das Recordações / Magusto
Apesar de algumas das notícias serem um bocado atrasadas, vale sempre a pena saber o que andaram os Escuteiros a fazer nos últimos tempos.
Assim, no fim de semana de 14 e 15 de Novembro de 2008, os Pioneiros deste Agrupamento realizaram uma actividade em Apúlia, com o nome “O nascer das recordações”, cujo objectivo era a integração dos novos elementos que vieram do Grupo Explorador, e a despedida dos elementos que iriam partir para a secção seguinte: os Caminheiros.





No dia 15 de Novembro, os Pioneiros vindos desta actividade juntaram-se aos restantes Escuteiros do Agrupamento no espaço envolvente à Residência Paroquial, para juntos comemorarem o dia de S. Martinho. A Junta de Freguesia colaborou com a oferta das castanhas.





Actividades de Natal
No dia 13 de Dezembro realizaram-se as actividades de Natal a nível de Núcleo para os Lobitos e Exploradores.
Os primeiros juntaram-se em Aguçadoura para trocarem enfeites de Natal feitos em material reciclado, que serviram para decorar as árvores de Natal feitas nas sedes. Com o tema “Sabores de Natal”, esta actividade serviu também para mostrar os dotes culinários dos Lobitos e dos seus Chefes, que fizeram iguarias natalícias para depois partilharem num bonito lanche.
Os Exploradores do Núcleo dividaram-se entre Caxinas e Fajozes para entrega de produtos alimentares em Instituições de solidariedade social.

Presépios
Como habitualmente, os Escuteiros participaram na construção dos presépios no Santuário de Nossa Senhora da Saúde e na Capela de S. Félix.

30º Aniversário
Após algum trabalho, dedicação e expectativa para a concretização deste grande momento, celebrou-se no fim de semana de 3 e 4 de Janeiro o 30º aniversário do Agrupamento n.º 570 S. Miguel de Laúndos.
A data de fundação foi a 31 de Dezembro de 1978.
Este acontecimento é um marco na história dos Escuteiros de Laúndos; celebrar 30 anos de vida é um feito extraordinário, que só é possível devido à dedicação de algumas pessoas e à colaboração e confiança que os pais depositam nessas mesmas pessoas, entregando-lhes os seus tesouros mais preciosos, os filhos, com a expectativa de que se possam tornar melhores homens e mulheres no amanhã.
As festividades tiveram início no dia 3 de Janeiro de 2009 às 21h30m com a realização de uma Vigília de Oração, que consiste na preparação e meditação do compromisso que são as Promessas e que se realizavam no dia seguinte.



Este ano celebrou-se também a cerimónia da Partida de 3 Caminheiros. Este momento acontece quando os Caminheiros atingem a faixa etária dos 24 anos, e têm que fazer uma opção: abandonar o Agrupamento e o Escutismo, ou seguir em frente e tomar a responsabilidade de se tornarem Dirigentes.
No dia 4 de Janeiro de 2009, receberam-se os Agrupamentos do Núcleo Cego do Maio. Começou a festa e o dia com um desfile de fanfarras, que confluíram para junto do monumento dos Escuteiros para aí ser colocada a placa do 30º aniversário.




Depois desta pequena cerimónia, todos os Escuteiros presentes desfilaram para o Santuário da Sra. da Saúde para aí se celebrar a Eucaristia festiva com realização de Promessas, celebrada pelo Assistente deste Agrupamento, Pe. Guilherme Peixoto.
No final foram entregues algumas distinções a pessoas que tiveram e têm importância na vida deste Agrupamento, exemplo do Pe. Dinis Lopes que realizou as primeiras Promessas deste Agrupamento, tendo sido Assistente do mesmo desde a sua fundação e ao longo de 27 anos.
Cantaram-se os parabéns com todos os convidados na Escola do Terreiro, onde foram distribuídas as lembranças do aniversário pelos Agrupamentos e entidades presentes.



Não podendo esquecer neste dia os Escuteiros que já faleceram, rumaram ao cemitério para fazer uma oração por estes irmãos Escutas, colocando um ramo de flores na sepultura de cada um, mostrando que não estão esquecidos.
Juntamente com os familiares, e uma vez que o tema das celebrações é “30 anos a caminhar com a família”, os Escuteiros fizeram um almoço convívio na Quinta dos Limoeiros, onde não faltou animação e boa disposição.


Contamos também com a visita da Associação Cultural e Desportiva de S. Miguel de Laúndos, que cantou os Reis e os Parabéns, não só ao Agrupamento, mas também a alguns aniversariantes.




Um fim de semana bem celebrado para assinalar uma data tão importante no movimento que é o CNE.



Actividade de Núcleo Pioneiros
No passado Sábado, dia 10 de Janeiro de 2009, os Pioneiros do Núcleo Cego do Maio realizaram a habitual actividade que assinala a época natalícia.
Dividiram-se em 3 grupos e visitaram Instituições de solidariedade social que acolhem crianças desfavorecidas em Vila do Conde, Cristelo e Apúlia.
Além das brincadeiras e animação que proporcionaram a essas crianças uma tarde diferente do habitual, os Pioneiros ofereceram géneros alimentares para a Instituição e também contribuíram na oferta do lanche.
São pequenos gestos que fazem grandes diferenças na vida destas crianças.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Almoço de Reis

No dia 3 de Janeiro foi servido no salão da Junta de Freguesia um almoço de Reis aos mais idosos, foram momentos agradáveis e com muita animação.A abrilhantar o convívio tivemos uma surpresa musical de um grupo de jovens escuteiros que tocaram e cantaram musicas populares…mas o momento alto da festa ainda estava para acontecer, com a chegada dos acordeonistas Armando Baptista e Jaime Macedo acompanhados ás castanholas pelo Abílio Carvalho, foi um final de festa brilhante que até deu para um pezinho de dança. Para finalizar houve o tradicional brinde com votos de um Feliz 2009 e desejos de muita saúde para todos.
Aqui ficam algumas fotografias que registam esses bons momentos.





Festa de Natal das escolas e Jardins de Infância

Nos dias 17 e 18 de Dezembro, celebraram-se as já tradicionais festas de Natal, respectivamente das escolas e jardins-de-infância.
Por iniciativa da Associação de Pais e com o apoio da Junta de Freguesia, este evento constitui um dos pontos altos do ano lectivo graças ao empenho e esforço das professoras, das educadoras, das auxiliares e, claro, dos alunos.
Os pais já não prescindem das festas e só mesmo as limitações físicas das nossas instalações impõem algumas restrições à presença de ainda mais público.
Depois das sempre brilhantes actuações, o Pai Natal vem recompensar os intervenientes e, embora os mais velhos se preocupem mais em adivinhar quem se esconde por trás das barbas, os olhinhos dos mais novos brilham de excitação. Despedimo-nos com um lanche ao fim de uma manhã recheada de emoções.


Encontro pela Paz

No passado dia 14 de Dezembro, celebrou-se mais um Encontro pela Paz no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. Laúndos esteve representada por poucos mas bons elementos que não hesitaram em trocar o aconchego dos lares ou o frenesim dos centros comerciais, por uma tarde de serenidade e partilha.
Depois de uma agradável animação musical do Pedro Khima e sua banda, o ponto alto do Encontro foi a intervenção de Arun Gandhi que certamente terá tocado no coração daqueles que nutrem alguma admiração pelo seu avô, Mahatma Gandhi de boa memória.
Lembrou que na sua família, a Paz não é um mero conceito abstracto, não é ausência de guerra, é forma de viver...e morrer. A Paz é um bem essencial pelo qual devemos lutar. É uma escolha pessoal, individual, social e não política. Hoje em dia o malfadado "stress" autoriza tudo e mais alguma coisa. O que hoje se tenta desculpar com esse anglicismo, outrora era chamado de má educação, falta de cidadania e egoísmo. Em suma, posso lixar quem quiser porque estou "stressado"! A paz é um estado interior que irradia para o exterior. É a vontade de resolver conflitos sem agressão, é o pressuposto que o nosso próximo é "amável" e que o desconhecido não é forçosamente inimigo. Vale a pena meditar sobre esta questão, nesta época do ano propícia à tomada de boas resoluções.


Arminda Maciel











sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Prova de Corta-mato



No final do ano realizou-se mais uma prova do plano de promoção de atletismo. Desta feita a prova de corta-mato decorreu no aterro sanitário, local que ainda há pouco tempo era irrespirável, hoje é um lugar aprazível onde se pode praticar desporto, passear com a família e admirar todo aquele amplo espaço, dotado de relvado, árvores e com um pequeno parque com diversões para a pequenada.

As medalhas e troféus foram oferta da Junta de Freguesia, a registar o acontecimento, aqui ficam algumas imagens.