domingo, 28 de setembro de 2008

Exposição de Pintura de José Fonseca


Exposição de Pintura no auditório da Junta de Freguesia, a abertura é no dia 1 de Outubro ás 21.30 e a exposição estará patente ao público até ao dia 7 de Outubro no horário normal da Junta de Freguesia (9 – 17,30).

No Sábado e Domingo dias 4 e 5 de Outubro estará aberta das 9 h ás 20h.

Estão todos convidados para apreciar e se pretenderem comprarem verdadeiras obras de arte a óleo do pintor José Fonseca, natural de Macieira de Rates.

domingo, 21 de setembro de 2008

Reunião de Assembleia


No próximo dia 26 de Setembro pelas 21 horas terá lugar, no Auditório da Junta de Freguesia, uma sessão ordinária da Assembleia de Freguesia com a seguinte ordem de trabalhos:
- Aprovação da Acta correspondente á reunião de assembleia de 26/06/2008.
- Apreciação da informação da presidência acerca da actividade da Junta de Freguesia

O caminho de Santiago de Compostela





Como tínhamos prometido há uns tempos, que daríamos notícias do nosso agrupamento de escuteiros e das várias actividades que foram fazendo ao longo do ano aqui ficam alguns momentos.

Em tempo de férias escolares, as secções desde os mais pequeninos até aos mais velhos participaram em várias actividades que de certeza lhes proporcionaram momentos agradáveis para mais tarde recordar.

Ser escuteiro é uma opção de vida que se for levada a sério será sempre uma honra e se não esquecermos as promessas do verdadeiro escutismo de certeza que ajudaremos a tornar este mundo melhor. Como dizia o nosso amigo e chefe Padre Fonte o escuteiro não pode nunca ser um “cabide” ambulante têm que honrar a farda que veste sem vaidades, mas sempre com o espírito de lealdade, amizade para com os irmãos e a natureza

Nos dias 1, 2, 3 e 4 de Maio de 2008 os caminheiros do Agr. 570 Laúndos percorreram o caminho de Santiago em bicicleta.

Foi um projecto iniciado em Outubro de 2007 pois exigia muito trabalho e empenho de todos nós. Para angariação de fundos começamos a recolher papel e cartão para reciclar posteriormente onde contamos com a ajuda de muita gente da nossa freguesia.

Depois de muito trabalho com toda a preparação que a actividade envolvia,

a partida era de Vilarinho, Vila do Conde, de onde saímos às 9h30 do dia 1 de Maio de 2008.

Pela hora do almoço chegamos a Barcelos com alguma chuva pelo caminho que nos atrasou um pouco. Era já noite quando finalmente chegamos a Rubiães (Paredes de Coura), local onde passamos a noite. Foi a etapa maior com 86 quilómetros!!!

No dia seguinte saímos do albergue em direcção a Valença para almoçarmos já com Espanha à vista.

Passada a fronteira seguimos em direcção a Redondela, uma pequena e acolhedora cidade do país vizinho. Lá passamos a segunda noite num albergue com excelentes condições.





No terceiro dia o entusiasmo era maior a cada quilómetro percorrido, o que ajudava a superar toda a fadiga da longa aventura.



A meio da tarde chegamos a Padrón e por lá ficamos para a última noite. Faltavam apenas 20 quilómetros para Compostela.

O último dia acordou com chuva mas nada nos impedia de chegar ao destino desejado. Ao fim da manhã chegamos, finalmente, a Santiago de Compostela, mais de 210 quilómetros depois. Ao meio-dia assistimos à missa na catedral e no final regressamos a casa depois de uma grande aventura.

Foi um longo caminho mas valeu bem o sacrifício pois foi uma actividade inesquecível.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Passeio dos Idosos 2008

No final de Agosto realizou-se o passeio dos idosos com uma primeira paragem em Guimarães para tomar o pequeno-almoço, depois rumou-se até ao alto do monte da Srª dos Remédios, em Lamego, é um lugar agradável para se visitar. Na viagem desfrutou-se do encanto dos vales que ladeiam o rio Douro que nesta época estão engalanados com as verdejantes vinhas… Espectáculo magnifico. Se mais não houvera, diziam os participantes: “ Só por isso já valeu a pena ter vindo ao passeio.”.

O almoço foi no alto do monte da Srª. Dos Remédios, depois seguimos para a cidade da Régua para tomar um digestivo e apreciar o rio Douro mais de perto.

O passeio continuou até à cidade de Amarante, visitamos o S. Gonçalo, comeu-se o resto dos merendeiros e estava na hora de regressar à nossa querida terrinha.