quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Agenda 21 Local de Laúndos

REUNIÃO PARA TODOS OS LANUTENSES

A realizar na Junta de Freguesia de Laúndos, no dia 15 de Fevereiro às 18h30
O futuro de Laúndos está nas suas mãos
Partilhe connosco as suas preocupações e ideias

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Centro Ambiental de Laúndos


O Srº Presidente da Junta no uso da palavra na abertura da apresentação do projecto do novo aterro intermunicipal da Lipor a instalar na freguesia de Laúndos, entre outros comentários frisou que este acto era um virar de pagina para o enriquecimento e notoriedade da aldeia ao nível das acessibilidades e das infra-estruturas que irão contribuir para o desenvolvimento sustentável de Laúndos.

Légua da Póvoa: apresentação de um projecto pioneiro no nosso país


Légua da Póvoa foi apresentado na sexta-feira passada, 8 de Fevereiro, na Junta da Freguesia. Este foi o nome escolhido para o novo aterro sanitário, localizado em Laundos, e que vai respeitar o princípio do Carbono 0. Um projecto pioneiro no nosso país que, além de todos os benefícios ambientais, vai criar cerca de 40 postos de trabalho e construir novas acessibilidades à auto-estrada A28, que vão beneficiar também o concelho vizinho, Barcelos. Esta será mesmo a primeira fase do projecto. Apenas depois de todas as acessibilidades estarem prontas é que o novo aterro sanitário, bem como todo o equipamento e edifícios de apoio, começará a ser construído.

É já no próximo mês que as obras arrancam. Segundo o calendário, todas as acessibilidades vão estar concluídas em Dezembro. Em Fevereiro de 2009 começa a ser construída a Légua da Póvoa. No Verão de 2010 o Centro Ambiental de Laundos poderá entrar em funcionamento.

projecto_laundos01

José Macedo Vieira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, disse que a preocupação pelo tratamento de resíduos sólidos foi sempre uma constante nos seus mandatos. Com a Légua da Póvoa este cuidado pelo meio ambiente toma forma. O autarca explicou ainda que vai haver um grande rigor na envolvência paisagística do novo aterro sanitário, tornando-o um local aprazível e com espaços verdes para os munícipes poderem usufruir. De facto, dos 60 hectares que constituem o Centro Ambiental de Laundos, 20 vão ser coberto vegetal.
Fernando Leite, presidente da Administração da Lipor, responsável por este projecto, explicou que a Légua da Póvoa foi estudada durante dois anos. “O nosso próximo projecto é sempre o nosso melhor projecto”, afirmou o administrador. Desta forma, “vamos trazer os melhores especialistas para a criação deste Centro Ambiental que é um projecto de excelência”.

projecto_laundos02

As principais actividades do novo aterro sanitário vão ser: admissão de resíduos; operações no aterro sanitário (compactação e cobertura diária com escória); monitorização (inspecção periódica das telas e outras infra-estruturas); operações nas restantes instalações (Ecocentro; Estação de Transferência; Plataforma de Triagem de Resíduos Volumosos e ETAL); transporte de recicláveis e indiferenciados para as unidades Lipor; manutenção do antigo aterro; construção de poços de drenagem.
A Légua da Póvoa, concebida para as pessoas, terá como símbolo um coração verde que expressa a componente humana deste pioneiro projecto ambiental.


(FONTE: http://www.cm-pvarzim.pt)